tpl_ja_mageia_j15

A id4software melhorou o seu software de gestão de armazéns e controlo de fluxos logísticos com a inclusão de uma nova ferramenta de sugestão de picking.

  • Narrow screen resolution
  • Wide screen resolution
  • Decrease font size
  • Default font size
  • Increase font size
Entrada Notícias id4 na Imprensa Soluções abundam em Portugal
Soluções abundam em Portugal PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Soluções abundam em Portugal

Quem pretender implementar um projecto de Enterprise Ressource Planning não terá dificuldade em encontrar as ferramentas mais adequadas

Em Portugal são várias as empresas que desenvolvem e comercializam soluções de Enterprise Ressource Planning (ERP). Neste pacote insere-se, desde logo, a multinacional alemã SAP que apresentam aos clientes o seu mySAP ERP. A solução permite efectuar «a gestão das áreas financeira, de recursos humanos, logística e de serviços», referiu o director de Negócio para as pequenas e médias empresas daquela companhia, Luís Urmal Carrasqueira.

Tendo como motor a solução SAP NetWeaver, o mySAP ERP suporta tecnologia móvel e de portal, business intelligence e gestão de conhecimento. Com o produto da SAP, «qualquer empresa pode retirar valor dos investimentos já feitos em tecnologia», garantindo ainda «a utilização de web services em toda a empresa».

Para as PME, a companhia conta com o mySAP All-in-One e com o SAP Business One, lançados em 2003. O primeiro integra um conjunto de soluções pré-configuradas «para responder aos objectivos específicos de diferentes sectores de actividade», conseguindo assim «adaptar-se aos requisitos individuais de uma empresa». Já o Business One, caracteriza-se «por uma navegação intuitiva, num ambiente Microsoft Windows e com múltiplas ferramentas de configuração». A solução apresenta «uma elevada performance e escalabilidade, sistemas de segurança robustos e possibilidade de, facilmente, evoluir para soluções mais complexas e sofisticadas», disse ainda Luís Urmal.

Já a empresa de Bill Gates disponibiliza o Microsoft Dynamics NAV, «uma solução completa e integrada de ERP para organizações de média e pequena dimensão», explicou ao Semana o business group manager da Microsoft Business Solutions, Francisco Ramos Chaves.

O produto inclui «todas as funcionalidades necessárias à gestão de uma empresa», desde a área financeira à logística, «integrando também produção e CRM».
Uma solução que cobre também todas as necessidades da empresa é o que a Primavera Software apresenta.

Assim sendo, o Primavera Mobile Sales cobre as áreas de logística e distribuição, sendo que a companhia disponibiliza ainda ferramentas para os sectores de vendas, administrativo-financeiros, gestão do conhecimento e mesmo relação com o cliente. Cristóvão Martins, director da unidade de Grandes Empresas e Administração Pública da Primavera acredita que as principais vantagens da sua oferta são «o nível de integração entre todas as áreas da empresa e o recurso às tecnologias actuais que permitem uma costumização à medida do cliente». Este mesmo responsável destaca ainda «a disponibilização, de uma forma simples e económica, de uma ferramenta de construção de portais assente sobre o ERP».

Soluções modulares
Em matéria de Enterprise Ressource Planning, a PHC possui o PHC Enterprise, «uma aplicação dirigida a médias e grandes empresas que permite a adaptação de novas áreas, recorrendo a uma framework de desenvolvimento da própria companhia», referiu o director comercial da PHC Sul, João Paulo Monteiro. Esta é uma gama modular, que abrange diferentes áreas dentro de uma companhia, com destaque para «gestão de stocks, de frotas e de suporte».

O ERP Gin constitui a oferta da APR para o mercado nacional. Esta ferramenta, que corre sobre base de dados Oracle, «é desenhada de raiz segundo as normas definidas para o ERP, estando orientada a processos», disse ao Semana o managing director da APR, Manuel Alexandre. Entre as suas diferentes funcionalidades, a aplicação apresenta capacidades de workflow, EDI, factoring, grelhas, tamanhos e cores, reconciliação bancária automática e business intelligence.

Se a escolha do cliente passar pela oferta da Exact Software, terá ao dispor um ERP de segunda geração, denominado ERPII ou XRP que, segundo Jorge Saraiva, director-geral da companhia em Portugal, é uma solução «totalmente completa», com integração «das áreas financeira, de logística, produção e gestão de projecto», para além de incluir igualmente procurement e SCM, «sendo acessível via web». A companhia comercializa ainda o Exact Globe Enterprise, «um sistema que tem como particularidade a possibilidade de networking à escala global, utilizando a Internet». Tendo em conta esta estratégia de globalização, a Exact adiciona «às tradicionais funcionalidades de um ERP, a capacidade de complementaridade transaccional».

A estratégia da IBS em matéria de software reúne quatro portfolios de soluções: o IBS Enterprise, o SII, o SWAP e o 4GS. Entre as principais funcionalidades destas ferramentas estão a capacidade de gestão ao nível de compras e e-procurement, de vendas, distribuição, armazéns e logística, de produção e assemblagem, de integração e colaboração e igualmente de gestão financeira.

Para o mercado de entrada, a Sage Portugal dispõe de soluções com preços que começam nos 150 euros, «como é o caso dos produtos SP que são oriundos de uma empresa comprada em 2004», segundo explicou o administrador delegado da companhia em Portugal, Jorge Carneiro. Para o segmento das pequenas e médias empresas, dispõe de um conjunto de produtos, tais como o Infologia 50, o Next Prime e o Next Vision, o Gestexper e o Linha 100. Ao nível do segmento médio alto, a Sage apresenta a solução Adonix em particular com os produtos X3, Geod e Abel «que resultam da aquisição da Adonix que, entretanto, tinha adquirido outras empresas com produtos para áreas específicas dentro deste segmento».

São sistemas integrados «que permitem de uma forma fácil e versátil o tratamento global da informação, de acordo com as necessidades específicas de cada negócio». Recentemente, foram lançados os portais empresarial e de contas «que permitirão aos clientes a integração das soluções de gestão com a Web».

Oferta focada no negócio
A gedas Portugal dispõe de uma solução certificada, o mySAP All-in-One – AutomotiveSuppliers, «desenvolvida com o objectivo de responder directamente às questões, requisitos e necessidades da indústria auxiliar do ramo automóvel», referiu o gestor de contas daquela companhia, Armando Fernandes. Esta é uma ferramenta «pré-configurada e de rápida implementação», uma vez que está focalizada nos processos de negócio do sector cobrindo as suas principais funcionalidades.
Trata-se de uma solução integrada de gestão para os processos de finanças, logística, produção e qualidade, que integra componentes para controlo de gastos gerais, planificação de vendas e de aprovisionamento externo, processos de mecanização e qualidade do aprovisionamento.
Entre as principais vantagens desta solução, Armando Fernandes destaca o facto de eliminar o uso de interfaces manuais, optimizar o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização «e optimizar o processo de tomada de decisão».

Do lado da Logiciel, contam-se dois tipos de oferta: o Logigestão e, enquanto parceiro Microsoft Navision, o Microsoft Business Solution Navisison. No caso do primeiro, trata-se de um software constituído por um conjunto de módulos integrados e de tabelas «que permitem ao utilizador parametrizar o sistema, de forma a responder às exigências específicas do seu negócio», referiu Rui Beirão, director-geral da Logiciel. O sistema assenta em bases de dados MS SQL Server e é multiempresa, sendo possível a parametrização de utilizadores e dos respectivos acessos. Esta aplicação destina-se a empresas comerciais e industriais de média e de grande dimensão, apresentando uma construção modular. O sistema foi totalmente desenvolvido por técnicos portugueses, «o que faz com que responda à realidade das empresas nacionais».

O ERP da Alidata, o SIA – Sistema de Informação Avançado, é um conjunto integrado de aplicações específicas para todas as funções da empresa, que utiliza uma única base de dados e adopta uma perspectiva de integração de actividades de processo de negócio. Como referiu a directora de vendas e marketing da Alidata, Alexandra Elias, o produto possibilita a partilha de informação e a comunicação entre os vários departamentos/áreas da empresa. Dos diversos módulos que integra, destaque para a possibilidade de gestão documental, para o controlo de análises laboratoriais, da rentabilidade de utilizadores e actualização de empresas para contabilistas, para o controlo de qualidade e para a gestão de frotas.

Uma outra funcionalidade importante integrada neste ERP, é a possibilidade de controlar, gerir e analisar determinados produtos, sejam eles produtos comprados, produtos que se fabricam internamente e para os quais e necessário analisar o resultado final em termos de qualidade, ou mesmo mercadorias. Já para o controlo da qualidade, o SIA possibilita a emissão de diversos boletins que podem controlar ou verificar vários parâmetros ou características.

A escolha do open source
A oferta de soluções ERP da ExpoSIS é, geralmente, baseada no software Primavera. A solução apresentada é adaptada aos processos de negócio de cada cliente ExpoSIS «através do desenvolvimento de módulos específicos que dêem resposta às suas solicitações», adiantou o director comercial do fornecedor, Paulo Pereira. Com estas soluções é possível integrar desde a fase de material requirements planning, passando pela produção, gestão administrativa da contabilidade e dos recursos humanos, até ao processo da venda em ambiente web.

Todas as PME, ENI e igualmente os trabalhadores liberais podem recorrer à oferta do Gestix. Os seus produtos beneficiam, nas palavras de Rui Sousa, responsável da assistência a clientes e sócio-gerente da Westix – Tecnologias de Informação, «das vantagens da utilização de tecnologias seleccionadas open source para a base de dados e o ambiente gráfico baseado em HTML/HTTP». No âmbito da gestão de recursos empresariais, quando integradas com SAP BO, Oracle, ou outros sistemas, as soluções standard Gestix «permitem baixar os custos no tratamento das actividades comuns, como lojas, balcões, vendedores ou facturação».

O ERP II Izaro Net, da Softi9, «é constituído por um ecossistema de soluções que visa cobrir integralmente as necessidades de gestão das empresas dos mais variados sectores de actividade», adiantou o director-geral da companhia, Jorge Serrano Pinto. As principais funcionalidades podem ser agrupadas em cinco grandes categorias, sendo o Izaro Black aquele que se apresenta mais vocacionado para a gestão integrada da organização. Contam-se ainda o Izaro Grey, o Izaro Yellow, o Izaro Red e o Izaro Blue.

A Rigor-P é proprietária da marca id4Software, uma família de produtos entre os quais se destaca o ERP, «por ser mais abrangente e de maior dimensão», comentou seu director comercial, Pedro Silva Gordo. O id4ERP está particularmente indicado para as áreas da indústria e distribuição, «possuindo alguns templates importantes como é o caso da indústria automóvel para a qual apresenta fortes competências». A função principal desta ferramenta tem a ver com a gestão dos recursos finitos disponíveis nas empresas, «quer se tratem de pessoas, ferramentas, equipamentos, matérias-primas, recursos financeiros, informações ou documentos».

A escolha do cliente pode ainda passar pela ServiSIS que propõe o ASWin, uma solução para a gestão do sector automóvel. O produto faz a gestão múltipla no que toca a marcas, armazéns, oficinas e contabilidades. Entre os diferentes módulos que integra, Miguel Paz, da direcção comercial da ServiSIS, destaca o de Veículos Novos, o de Peças, o de Oficina, o de Veículos de Ocasião «e ainda os módulos de Terceiros e Administrativo». No caso de Veículos Novos, o módulo permite fazer a gestão de stocks, da carteira de clientes e das acções promocionais, ao passo que o módulo de Oficina disponibiliza gestão para as ordens de reparação, orçamentação, facturação e garantias.

A companhia apresenta ainda o REGIE V4, uma solução de gestão integrada e composta por um conjunto de módulos funcionais «dedicados às várias actividades da empresa». O produto foi desenvolvido «para ajudar os empresários do sector de máquinas agrícolas, equipamento de obras públicas, camiões e empilhadores, a gerir todas as áreas do seu negócio».

Os operadores de crédito especializado podem ainda contar com Accipiens da Vantyx. O produto foi totalmente desenvolvido com o objectivo de automatizar a actividade dos negócios de leasing, crédito e factoring. É uma solução de organização múltipla, desenvolvida em plataformas .Net e Intel, que tem em conta questões como a segurança, através de autenticação integrada e encriptação, escalabilidade vertical, alta disponibilidade e flexibilidade.

in Semana Informática

 

Produtos

Id4ERP
id4SBS
id4WMS

Soluções Destacadas

Indústria da Panificação

Software Verde

Na id4software preocupamo-nos com o ambiente.
Procuramos diáriamente desenvolver software que reduza o consumo de papel e que seja aigo do ambiente.
Defendemos a ideia de um escritório sem papel, com fluxos eficientes e suportados pelas nossas aplicações.
Ajude-nos a ajudar o nosso planeta.

Software Verde